segunda-feira, 4 de julho de 2011

Robalo ao vapor com arroz yakimeshi

Matéria publicada na última edição da Revista Bons Fluídos:

Selo - Receita testada e aprovada

Conteúdo do site Bons Fluidos
 
Vote nesta receita:
Robalo ao vapor com arroz yakimeshi
Robalo ao vapor com arroz yakimeshi: todo mundo vai pedir a receita
Foto: Edu Castello
Rendimento: 2
Dificuldade: Médio
Categoria: Peixe ou fruto do mar

Ingredientes:

Robalo:
. 2 postas de filé de robalo
. Sal a gosto
. Pimenta-do-reino
. 10 g de gengibre ralado
. 60 g de cenoura baby
. 50 g de aspargos verdes
. 50 g de couve-flor
. 50 g de brócolis ninja
. 50 g de ervilha-torta

Arroz yakimeshi:
. 30 g de peito de frango
. 300 ml de água
. Sal
. 30 g de vagem
. 30 g de cenoura baby
. 2 ovos
. 100 g de arroz


Modo de preparo:

Robalo: Tempere as postas de robalo com sal, pimenta-do-reino e o gengibre ralado. Em seguida, prepare a panela a vapor. Feito isso, acrescente 1 colher de sal na água. Assim que ferver, coloque na panela a cenoura, o aspargo, a couve-flor, o brócolis, a ervilha e o peixe e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos.

Arroz: Cozinhe o frango em uma panela com 300 ml de água fervente, acrescente 1 colher (café) de sal. Ao final do cozimento, corte-o em cubos pequenos. Enquanto isso, pique a vagem e a cenoura em cubinhos e reserve. Bata os ovos, prepare uma omelete e depois corte-a em cubinhos. Na sequência, cozinhe 1 xícara (chá) de arroz em 2 xícaras (chá) de água sem sal. Ao final do cozimento, misture os ingredientes previamente preparados.

Montagem: Em um prato grande, monte uma cama com os legumes no centro e disponha as postas de robalo em cima. O yakimeshi pode ser servido em um tchawan (pequeno bowl encontrado em casas de produtos japoneses).

sábado, 2 de julho de 2011

Alho negro traz nova cor à gastronomia





Uma das novidades do Hakken é o alho negro:



O bulbo comum, fermentado e envelhecido, perde o sabor ardido, recebe cor e começa a chegar às mesas de restaurantes brasileiros.
Doce, frutado e macio. Quem diria que essas seriam qualidades atribuídas a um alho? Um processo originário do Oriente para fermentação e envelhecimento do bulbo comum (Allium sativum) traz nova cor à mesa. Com casca dourada e dentes escuros, pode levar a pensar que foi queimado ou está apodrecido. Mas, tal como vinho, o alho negro fica ainda melhor com o passar do tempo quando se tomam alguns cuidados.

A história faz segredo sobre a procedência da técnica de preparo do alho negro, assim como fazem aqueles que dominam o processo. O que se sabe, no entanto, é que coreanos e japoneses disputam o posto de criadores da iguaria. Na Coreia, foi introduzido como suplemento na dieta por conter alto teor de antioxidantes, substâncias benéficas à saúde. Na internet, há referências sobre um pesquisador japonês que teria “inventado” o tal alho em 2005. E foi justamente no Japão que o famoso chef espanhol Ferran Adrià o teria provado pela primeira vez, em 2007. De concreto mesmo, somente há a certeza de que o ingrediente é novo tanto para os orientais quanto para os ocidentais e que só agora, atraindo os olhares do mundo, escreve seu primeiro capítulo.




Sushis Especiais

Atum c/ Foie Gras



Barbatana de Tubarão



Sushi de Idako (minipolvo)



Sushi de Kurague (água viva)


Sushi de Atum



Sushi de Vieira